Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

30 de dezembro de 2011

Como Instalar Extensões?


Faça o login de administração e procure no menu superior “Extensões”. Clique em “Instalar Extensões” como na ilustração abaixo:


O Joomla oferece três maneiras diferentes no processo de instalação. Todas são muito simples, você que irá definir qual a sua preferida. Iremos caracterizar brevemente como cada uma funciona:

1. Pacote de Arquivos – Ao baixar uma extensão, selecione todos os arquivos e diretórios e adicione-os a um arquivos zipado. Em seguida clique em “Arquivo”, selecione o arquivo zipado que você acabou de criar e clique em “Enviar arquivo e instalar”;

2. Diretório de Instalação – Na minha opinião, é a maneira mais prática de instalação. Após você baixar uma nova extensão é necessário a extrair para um local onde você organiza suas extensões baixadas. Crie uma nova pasta e a nomeie com o título original do diretório baixado. Envie todos os arquivos e diretórios da extensão baixada para esta pasta criada. Em seguida abra esta pasta e copie o seu endereço (Ex.: D:\temolates joomla 1.5\pt-BR_joomla_lang_full.1.5.13v1.zip). Agora você só precisa colar esse endereço do diretório no campo “Diretório de Instação” e clicar em “Instalar”;

3. URL de Instalação – Identifique qual a url que oferece o dowload direto do arquivo a ser baixado. Você precisa apenas colar a url no campo “URL de Instalação” e clicar “Instalar”. Para funcionar efetivamente, você precisa ter a url que o leva diretamente ao arquivo da extensão.

Após a instalação aparecerá uma mensagem azul descrevendo o tipo de extensão que foi instalada. Ex.: Módulo Instalado com Sucesso. Caso seja um puglin, componente ou template – o Joomla irá emitir mensagens diferentes para cada tipo de extensão.


Caso haja algum erro, o Joomla irá emitir uma mensagem em vermelho descrevendo a falha no processo. Identifique o problema e tente novamente.

Se você continuar a ter problemas na instalçao de extensões, ou quer ratificar alguma passagem deste post, comente

Hospedagem de um Site Joomla em Servidor Web


O processo de hospedagem do Joomla é mais complexo que a instalação local, porém é relativamente simples, visto que o Joomla irá lhe oferecer uma impecável programação PHP ligada a um banco de Dados MySQl.


Para tentar facilitar, dividiremos o processo em quatro etapas:

1. Exportação do Banco de Dados Local;
2. Importação do Banco de Dados no Servidor Web;
3. Enviar via FTP todos os diretórios e arquivos da pasta local “Joomla” para a pasta remota do servidor;
4. Alterar o arquivo configuration.php com as informações do seu host.

Vamos utilizar neste tutorial a maneira genérica de hospedagem de site Joomla, ou seja, sem a utilização de ferramentas oferecidas por alguns servidores.

1. Exportação do Banco de Dados Local

Em primeiro lugar acesse http://localhost/phpmyadmin/. Esta é a interface de administração do MySQl do seu site no servidor local. Como nomeamos o Banco de Dados local de “Joomla” clique neste nome na coluna vertical na parte superior esquerda da página do phpMyAdmin.


Clique em exportar no menu superior da página do phpMyAdmin.


Selecione todos os itens e clique em executar.

Esse processo irá gerar um arquivo de texto que contem basicamente todas as informações do BD do seu site local.

2. Importação do Banco de Dados no Servidor Web;

Em primeiro lugar você deve registrar um domínio e contratar um plano de hospedagem que ofereça banco de dados MySQl.

Entre no seu painel de usuário do seu servidor e crie um novo Banco de Dados. Selecione este BD criado e procure a opção “Importar” na interface de usuário do seu servidor web. Basta selecionar o arquivo de texto que você acabou de exportar do seu site local e importa-lo para o BD criado no servidor web. Sua página na internet já está com o BD e consequentemente com todas as informações de seu site local.

3. Enviar via FTP todos os diretórios e arquivos da pasta local “Joomla” para a pasta remota do servidor;

Para enviar todo o conteúdo e a interface administrativa do seu site para o servidor web é necessário utilizar um software de transferência de arquivos via FTP. Neste caso utilizaremos o FileZilla, um programa muito útil para upload de documentos e arquivos para o seu servidor web e baixar arquivos a partir dele para o seu desktop. FileZilla é gratuito e pode ser baixado próprio site do FileZilla. Baixe, instale e abra-o.


Aqui está o que a interface FileZilla: Clique no primeiro íncone do painel superior com forma de PC. Abrirá uma janela onde você irá preencher os campos com as informações cedidas pelo seu servidor web . Estas informações que lhe darão acessa ao diretório remoto onde sua página será hospedada. Preencha da seguinte maneira:

Host: ftp.seusite.com.br
Port: 21
Logontype: FTP
User: Nome de usuário no servidor web
Password: Senha do servidor web

Após preencher os campos clique em “Connect”. Se estiver todos os dados corretos o FileZilla irá iniciar o processo de conexão.

Como você pode ver, a tela é dividida em várias caixas. As caixas à esquerda são usadas para navegar através dos arquivos em seu desktop. As caixas da direita são usadas para navegar seu site.

Você precisa agora, apenas encontrar a pasta local “Joomla” do seu site na caixa esquerda. Dentro dela estarão todos os diretórios e arquivos que devem ser enviados para a pasta do servidor remoto no lado direito do programa. O nome da pasta raiz remota varia em cada servidor mas normalmente são “www”, “htdocs” ou “web”.

Clique em cada diretório por vez com o botão direito e clique em upload com o botão esquerdo. Repita o processo com todos os diretórios e arquivos do seu site local. Ao final a pasta raiz do seu servidor deve estar idêntica a pasta local joomla dentro do diretório htdocs do XAMPP.

4. Alterar o arquivo configuration.php com as informações do seu host

Já está tudo pronto para você acessar e administrar online seu site criado com o Joomla. Por último você precisa abrir o arquivo configuration.php localizado na pasta raiz do seu site. Nele você terá que mudar os seguintes parâmetros:

var $host = 'ftp.seusite.com';
var $user = 'nome de usuário do BD';
var $db = 'nome do BD';
var $password = 'senha do BD'; (este parâmetro está no final do código)

Aconselhamos você a fazer uma cópia do arquivo configuration.php local para continuar a acessar seu site localmente.

Pronto! Você já pode acessar seu site online.

Não esqueça de dar permissão de reescrita nos diretórios do seu servidor web.

Comente para esclarecer alguma dúvida ou complementar alguma passagem.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes