Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

12 de fevereiro de 2012

Fazendo Backup de Site em Joomla


Introdução


Este tutorial apresenta uma forma simples de fazer Backup e Restore do seu site em Joomla!.  A abordagem apresentada aqui é muito útil para migrar sites inteiros de um provedor para outro com pouco esforço.  O Akeeba backup é um componente Joomla! que pode ser executado no backend e é capaz de tirar uma imagem exata do seu website, incluindo, arquivos e banco de dados.  Uma vez criada a imagem de seu website, você poderá copiar essa imagem para qualquer servidor, descompactar e executar como se estivesse instalando o Joomla! pela primeira vez. Essa ação abrirá um assistente de instalação que irá restaurar seu backup no novo local exatamente  como estava na origem.  Para mais informações consulte o website http://www.akeebabackup.com.

Instale o Akeeba Backup em seu ambiente da mesma forma como você instala qualquer extensão no Joomla!. Há várias opções de configuração para o Akeeba. Veremos aqui um pequeno conjunto dessas opções.

Backup


Uma vez instalado o Akeeba Backup,  proceda conforme sugere a figura a seguir.

alt

Selecione Configuration e altere os seguintes parâmetros:
Output Directory – Deve apontar para uma pasta com direito de gravação.
Temporary Directory - Deve apontar para uma pasta com direito de gravação.
Archive Engine – Escolha o formato Zip.
Backup Type – Full site Backup.

As demais opções podem ficar conforme sugeridos pelo Akeeba (padrão). A figura a seguir mostra o formulário de configuração do Akeeba.

alt

Uma vez configurado corretamente, selecione Backup Now. A figura a seguir apresenta execução do Backup.


alt

Enquanto o Backup estiver executando, não é recomendado ir para outra página na guia (aba) corrente. Caso precise acessar um nova página, abra uma nova guia.  A figura a seguir ilustra a conclusão do Backup.





alt
A próxima figura apresenta a lista de Backups executados.


alt


Por fim o resultado do Backup poderá ser baixado via FTP ou download direto da administração do componente. Veja figura anterior.



Restore


Uma vez gerado um Backup, este poderá ser restaurado em qualquer outro servidor com a infraestrutura preparada para o Joomla!. O processo de restauração é muito parecido com a forma já conhecida de instalar o Joomla! .

Descompacte o arquivo gerado pelo Akeeba dentro da pasta que conterá a sua aplicação Web. Isto é, se você estiver usando o XAMPP e deseja restaurar o backup em seu localhost siga os seguintes passos:


  • Crie um pasta com o nome da aplicação dentro do diretório htdocs;
  • Descompacte o arquivo dentro dessa pasta.
  • No phpmyadmin crie um banco de dados e um usuário com todos os direitos de acesso;
  • Abra um navegador Web e execute a aplicação recém implantada (exemplo: http://localhos/). 

Para o nosso exemplo utilizamos:
cd /opt/lampp/htdocs/
mkdir joomla-teste
cd joomla-teste
cp /home/caratti/Download/joomla-teste-20110221.zip
unzip joomla-teste-20110221.zip

No phpmyadmin vá em privilégios e crie um usuário, uma base de dados com o mesmo nome do usuário e forneça todos os direitos de acesso.
Após a execução das ações mostradas anteriormente, siga com os passos de restauração conforme ilustrado a seguir.

alt

Verifique se os pré-requisitos de seu ambiente atendem ao exigido pelo Akeeba Backup. Clique em Next. A figura a seguir ilustra o resultado desta ação.

alt


Forneça as informações solicitadas para configuração do banco de dados (nome do servidor, usuário, senha e nome do banco de dados) . A figura anterior ilustra o resultado desta ação. Clique em Next. O resultado deverá ser parecido com o apresentado na próxima figura .


alt

Preencha o formulário conforme ilustrado na figura anterior. Clique em Next. O resultado deverá ser parecido com o apresentado a seguir.


alt

Caso alguma coisa tenha dado errado e a tela anterior não aparecer conforme apresentada, é provável que o usuário que está executando a aplicação Web não tenha permissão para gravação na pasta /opt/lampp/htdocs/joomla-teste. Resolva este problema dando os direitos de acesso adequados (chmod 777 –R /opt/lampp/htdocs/joomla-teste). Caso você não tenha tido problemas, simplesmente clique no link “remove the installation directory”.  A figura a seguir ilustra esta ação.


alt


Por fim, clique no botão OK. A figura a seguir ilustra o frontend do nosso website.

alt


Conclusão


A execução de Backups periódicos é muito importante para manutenção de qualquer website. No entanto, as ações necessárias para elaborar um Backup podem ser muito exaustivas e também cheias de detalhes que podem induzir o operador a cometer erros. O Akeeba Backup se apresentou como uma excelente alternativa para fazer Backup e Restore de site em Joomla!.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes