Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

18 de fevereiro de 2012

Instalação e Configuração do Multiterminal no Ubuntu 9.10


O multiterminal (Userful Multiplier) foi a solução encontrada por alguém (Positivo Informática ou o Governo) para economizar o uso de CPUs (Computadores). Com apenas uma CPU temos três monitores, mouse e teclado. Na imagem abaixo detalhes da idéia.

No quesito performance roda bem graças ao Linux que é extremamente rápido. O computador fornecido pela Positivo Informática não é dos melhores, mas pra rodar com 3 usuários a máquina vai bem. O processador é o refugo da Intel, o famoso Celeron melhorado com dois núcleos e 1mb de cache por núcleo. Roda legal, não dá pra reclamar! Só achei 1GB de Ram pouco!

O vídeo é on-board fornecido pela Intel, não me lembro o modelo. Já aviso que deixar o Ubuntu com os efeitos de esmaecimento, transparências de janelas, congela o Linux segundos depois de logar. Para resolver basta desativar os efeitos.


O hardware para multiterminal é composto por duas peças:

Placa PCI

Audio Hub

Vamos colocar a mão na massa!

1) Baixar o pacote correspondente com a versão do Ubuntu 9.10. Pode ser pescado aqui.

2) Após download instalar o pacote. Irá exibir aviso que é recomendável instalar a versão que se encontra no repositório, clique em fechar e depois "Instalar Pacote". Assim estaremos instalando a versão que baixamos. No decorrer da instalação vai solicitar que você aceite os termos de licença. Se tudo ocorrer bem será exibida mensagem de instalação com sucesso.

3) Vamos instalar a licença para que funcione o multiterminal. É necessário possuir internet no computador para que ocorra sem problemas. Acesse o menu Sistema / Administração / Userful Multiplier depois clique sobre o botão "Instalar Licença".  Antes não esqueça de deixar habilitado "Habilitar o Multiterminal".

Outro detalhe é que para instalar a licença é necessário ter a placa instalada no slot do micro. Ele gera a licença baseada na placa espetada.


4) Após instalação da licença é hora de reiniciar o computador,  o multiterminal já estará funcionando. Não esqueça de ligar todos os monitores, mouses e teclados.

5) Se tudo ocorreu bem você deverá estar vendo esta imagem para ajustar a resolução de vídeo para próxima etapa onde é feito o teste de teclado e mouse.



6) Agora basta fazer o teste de mouse e teclado para ficar ajustado com o monitor na qual esteja usando.



7) Finalizando os testes teremos a solução funcionando. 



Outro detalhe que não se pode esquecer é criar os usuários para os alunos. Algo como: aluno1, aluno2 e aluno3 com privilégio de "Desktop User". Cada um fará logon em sua sessão! 

É isso galera! Abraço!

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes