Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

10 de maio de 2012

nstalação do Moodle

Para instalar o moodle você precisa de um servidor web que suporte PHP, recomendo o uso do Apache, mesmo em servidores Windows, pois já testei com o IIS e minha experiência não foi muito boa. Você vai precisar também do PHP 5 e de um banco de dados que pode ser Mysql, PostgreSQL e outros. A comunidade moodle recomenda o uso do Mysql ou PostgreSQL, já testei também com SQL SERVER 2005 que trabalha bem com o moodle, as versões mais antigas deste banco não são recomendadas.

Após configurar seu servidor web com o PHP e o banco de dados desejado, você deve criar um banco de dados e um usuário com acesso total a ele, não recomendo o uso do usuário root por questões de segurança.

O moodle você vai encontrar no site www.moodle.org mais precisamente no link http://download.moodle.org/, hoje a versão mais atualizada é a 1.9.8. Você vai perceber que existem duas, uma a 1.9.8 e a outra é a 1.9.8 +, se você estiver instalando um novo servidor, recomendo sempre pegar a versão semanal que é a que contém o sinal (+) pois ela é revisada semanalmente e contém a correção de possíveis bugs. Quem já tem o moodle instalado em versões anteriores pode perceber nesta página que as versões 1.6 e 1.7 não tem mais suporte e é recomendada a atualização. O download está disponível em .tgz ou .zip. Escolha o de sua preferência e descompacte o conteúdo do arquivo dentro da pasta www do seu servidor.

Antes de começar a instalação do moodle, temos que criar uma pasta com o nome moodledata com permissão total; por questões de segurança essa pasta deve ficar fora do acesso via www (colocar no diretório anterior a public_html, em servidores windows colocar fora da pasta httdocs). Essa pasta irá guardar todos os arquivos que usamos em um curso, como por exemplo, os pdfs, os docs, as imagens etc.

Após ter o seu servidor, seu banco de dados e sua pasta moodledata criados, você pode acessar o moodle via browser, geralmente com o endereço http://localhost/moodle, e seguir cada tela fornecendo as informações solicitadas, sendo uma delas a linguagem que deve ser escolhida o português para que o moodle já baixe a tradução na instalação, se ocorrer tudo bem o moodle criará na sua pasta principal um arquivo com o nome config.php, onde armazenará todas as informações de acesso ao banco, ao próprio moodle e ao moodledata; então se você mudar o banco ou o local da sua pasta é neste arquivo que você irá mudar as informações. Após criar o config.php o moodle fará sozinho a criação das tabelas no banco de dados, e por fim ele irá pedir para você colocar os dados do usuário administrador, perfil que será usado para fazer qualquer configuração no moodle.

O procedimento de instalação não é complicado, mas pode travar em qualquer um dos pontos citados acima. Eu preferi começar por ela, pois sei que muitos já tentaram e pararam no meio do caminho, se este é o seu caso poste aqui as suas dificuldades que tentarei ajudar, quanto à tradução do moodle irei discutir no meu próximo tópico para que entendam que muitas palavras erradas que vemos no moodle podem ser arrumadas e que podemos ajudar a mudar a versão disponível no moodle.org.
Seguem algumas referencias que podem ajudar na instalação:


http://docs.moodle.org/pt/Instalação_do_Moodle


Este vídeo mostra as telas da instalação do moodle a partir do Wamp, mas os passos são os mesmos independentes da escolha do servidor, somente siga a minha dica que colocar o usuário root para o banco do moodle é considerado uma falha de segurança.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes