Instalar uma placa-mãe parece ser uma tarefa muito fícil. Acontece que existem alguns macetes envolvidos no processo de montagem que devem ser levados em consideração na hora de instalar uma placa-mãe. Se a sua placa-mãe não for corretamente instalada, você enfrentarí sérios problemas de superaquecimento, travamentos e/ou resets aleatórios. Este tutorial é um guia passo-a-passo de como instalar corretamente uma placa-mãe, evitando assim os problemas citados.

"Acertando Buracos"

A placa-mãe é instalada dentro do gabinete do computador. Por isso, o primeiro passo é abrir o gabinete e localizar a chapa metílica onde a placa-mãe é aparafusada. Normalmente esta chapa pode ser removida desparafusando ela da parte traseira do gabinete e deslizando a mesma em direção à frente do gabinete. Você deve removê-la do gabinete para poder instalar a placa-mãe. Essa chapa possui vírios furos, como você pode ver na Figura 1.




Figura 1: Chapa metílica onde a placa-mãe serí aparafusada.

A placa-mãe também possui vírios furos, como você pode ver na Figura 2 (utilizamos setas vermelhas para indicar a localização dos furos na placa-mãe).



Figura 2: Furos na placa-mãe.

Você deve posicionar a placa-mãe sobre a chapa metílica e verificar quais furos da chapa metílica coincidem com os furos da placa-mãe, como mostramos na Figura 3. Como você pode ver comparando as Figuras 1 e 2, a chapa metílica possui mais furos do que são necessírios. Em cada furo da chapa metílica que coincidir com um dos furos da placa-mãe você deverí instalar um parafuso de fixação (falaremos mais sobre isso adiante). Jí os furos da chapa metílica que não coincidirem com nenhum dos furos da placa-mãe você deve simplesmente deixí-los como estão. Algumas vezes você encontrarí furos na placa-mãe que simplesmente não coincidem com nenhum dos furos da chapa metílica. Isto é completamente normal. Você pode ver na Figura 3 que um dos furos da placa-mãe não coincide com nenhum dos furos da chapa.



Figura 3: Posicionando a placa-mãe sobre a chapa metílica de modo a coincidir os furos da chapa com os furos da placa-mãe.

Junto com o gabinete vem todo o material necessírio para a instalação da placa-mãe, como parafusos, parafusos de fixação (que de um lado são parafusos e, de outro, são porcas), arruelas, espaçadores e acabamentos metílicos. Nos furos da chapa metílica que coincidam com os furos existentes na placa-mãe você deverí aparafusar um parafuso de fixação (parafuso-porca). Eles podem ser facilmente instalados girando-os no sentido horírio utilizando o seu dedo polegar e o indicador.



Figura 4: Parafusos de fixação, parafusos e arruelas que vêm junto com o gabinete.



Figura 5: Chapa metílica após a instalação dos parafusos de fixação.

Instalando a Placa-Mãe na Chapa Metílica

Agora você deve posicionar a placa-mãe sobre a chapa metílica novamente e colocar um parafuso em cada um dos parafusos de fixação (parafusos-porca) instalados anteriormente. Porém, existe um detalhe muito importante que muita gente não sabe. Se você prestar atenção nos furos da placa-mãe, você notarí dois tipos de furos: metalizados e não-metalizados. Como o nome jí sugere, os furos metalizados possuem uma camada metílica ao redor. Preste atenção na Figura 6 para ver a diferença entre esses dois tipos de furo.



Figura 6: Diferença entre um furo metalizado e um não-metalizado.

Nos furos metalizados você pode utilizar diretamente um parafuso, mas jí nos furos não-metalizados você não poderí fazer isso. No caso dos furos não-metalizados, você precisarí colocar um isolamento apropriado, de modo a não danificar a placa-mãe. Esse isolamento é feito com a utilização de arruelas de cartolina que acompanham o gabinete. Você deverí colocar duas arruelas de cartolina em cada furo, sendo que uma deverí ficar embaixo do furo e outra acima dele, fazendo um "sanduàche" com o furo da placa-mãe.

Um erro bastante comum cometido durante a instalação de uma placa-mãe é utilizar em todos os furos arruelas de cartolina. Isso não deve ser feito. Os furos metalizados foram metalizados para que pudessem ser aterrados com o gabinete.Na verdade, você provavelmente não encontrarí nenhum furo não-metalizado em placas-mãe vendidas hoje. Caso venha a encontrar, quase sempre não haverí coincidência com nenhum dos furos da chapa metílica do gabinete. Por isso, deixe de lado as arruelas de cartolina que acompanham o gabinete e não as utilize na instalação da placa-mãe.

Um outro erro comum e perigoso é utilizar espumas antiestíticas (uma espuma normalmente rosa que vem com a placa-mãe) entre a placa-mãe e a chapa metílica do gabinete. Algumas pessoas acreditam que essa espuma serve para evitar que a placa-mãe entre em contato com a chapa metílica, evitando assim um curto-circuito. Esse pensamento é completamente equivocado. Primeiro, se você instalar corretamente todos os parafusos de fixação e instalar um parafuso em cada um dos furos da placa-mãe, a placa-mãe nunca tocarí na chapa metílica do gabinete. Em segundo lugar, a instalação dessa espuma impede a correta dissipação térmica da placa-mãe, fazendo com que o micro apresente funcionamento errítico devido ao superaquecimento. O espaço entre a placa-mãe e a chapa metílica é usado para dissipar o calor gerado pela placa-mãe e nada deve utilizado nele.

Para mais informações sobre erros cometidos durante a instalação de uma placa-mãe, leia esses dois artigos: Erros tàpicos de montagem e Gabinetes: Como evitar o superaquecimento.

Na Figura 7 você pode ver uma placa-mãe corretamente instalada na chapa metílica do gabinete.



Figura 7: Placa-mãe corretamente instalada na chapa metílica do gabinete.

Você pode estar pensando agora que o próximo passo é instalar a chapa metílica na parte traseira do gabinete, jí que a placa-mãe estí devidamente instalada na nela. Mas não é. Antes disso, você precisarí fazer algumas coisas.


Instalando o Acabamento do Gabinete

Primeiro, você precisarí preparar o gabinete. Se você prestar atenção, o gabinete possui uma abertura retangular medindo 15,87 cm x 4,44 cm para acomodação dos plugues disponàveis na parte traseira da placa-mãe. Essa abertura é tampada com um acabamento metílico que possui pequenos furos que coincidem com os plugues disponàveis na placa-mãe. Você precisa verificar se os plugues da sua placa-mãe coincidem com os furos do acabamento metílico que vem com o gabinete. Veja nas Figuras 8 e 9.


Figura 8: Existem vírios plugues na parte de trís de uma placa-mãe.




Figura 9: Acabamento metílico que veio junto com o nosso gabinete.

Em nosso caso, os furos do acabamento metílico do gabinete não coincidiram com os plugues disponàveis em nossa placa-mãe. Por isso, tivemos que remover esse acabamento usando um alicate e substituàmos por um acabamento compatàvel com os plugues da nossa placa-mãe. Placas-mãe geralmente vêm com um acabamento metílico compatàvel com seus plugues. Jí os gabinetes vêm com um acabamento padrão, que nem sempre é compatàvel com todas as placas-mãe.



Figura 10: Tivemos que remover o acabamento que veio junto com o gabinete.



Figura 11: Acabamento que veio junto com a nossa placa-mãe.



Figura 12: Gabinete com o novo acabamento metílico instalado.


Instalando o Processador e a Memória

Agora que você preparou o gabinete, você pode instalar o processador, o cooler do processador e os módulos de memória na placa-mãe. Claro que você pode fazer isso depois, mas instalar estes componentes enquanto a placa-mãe ainda estí fora do gabinete é bem mais fícil.



Figura 13: Processador, cooler e módulos de memórias instalados na placa-mãe.

Coloque a placa-mãe próxima ao local onde ela serí instalada no gabinete, como mostrado na Figura 14. Não instale a placa-mãe dentro do gabinete ainda. Antes disto, você terí de instalar todos os fios e cabos do gabinete na placa-mãe. Você pode fazer isso depois, mas instalar esses fios e cabos enquanto a placa-mãe ainda estí fora do gabinete é bem mais fícil.



Figura 14: Posicionando a placa-mãe para a instalação dos cabos.

Instalando os Fios do Painel Frontal

Localize na sua placa-mãe os conectores do painel frontal .
Você deverí instalar os fios correspondentes que vêm do painel frontal do gabinete nesses conectores .



Figura 15: Conectores do painel frontal de uma placa-mãe.



Figura 16: Fios do painel frontal do gabinete.

Você encontrarí os seguintes fios:

* Chave Reset (não tem polaridade)
* Chave Power (não tem polaridade), algumas vezes é também chamada de Chave Standby
* LED Power (tem polaridade), algumas vezes é também chamada de Message LED
* LED HDD (tem polaridade)
* Alto-falante (tem polaridade)

É só instalar esses fios nos conectores de mesmo nome na placa-mãe. Os fios que possuàrem polaridade deverão ser instalados observando a marcação de positivo (+) e negativo (-) presente na placa-mãe. Os fios de cor branca ou preta deverão ser instalados no pólo negativo (-) da placa-mãe.

Em algumas placas-mãe, os conectores do painel frontal são coloridos, como você pode ver na Figura 15. O problema é que nem sempre as cores dos conectores do painel frontal da placa-mãe correspondem com as cores dos fios do gabinete. Por isso, não siga o esquema de cores na hora de instalar os fios do painel frontal.



Figura 17: Fios do painel frontal devidamente instalados na placa-mãe.

Se o seu gabinete também possui portas USB e conectores de íudio frontais, leia nossos tutoriais Instalando Portas USB Frontais e Gabinetes com Plugs do Som na Frente.



Instalando Conectores Externos, Drives e a Fonte

Junto com a placa-mãe vêm alguns conectores externos, como portas USB adicionais, portas Firewire e conectores de íudio (ver Figura 18). Agora você pode instalar estes conectores na placa-mãe, mas não efetuando a sua instalação no gabinete. Você pode fazer isso depois, é claro, mas instalar esses conectores enquanto a placa-mãe ainda estí fora do gabinete é bem mais fícil.



Figura 18: Conectores externos de uma placa-mãe.

Você deve instalar esses conectores seguindo orientações descritas no manual da sua placa-mãe. Nós não podemos explicar aqui onde exatamente esses conectores são instalados, pois a localização dependendo do modelo da placa-mãe.

O próximo passo é instalar os cabos do disco ràgido, unidades ópticas e de disquete. Se você ainda não instalou esses dispositivos dentro do gabinete essa é uma boa hora.

O cabo do disco ràgido deve ser instalado na porta IDE1 (primíria) e o cabo das unidades ópticas deve ser instalado na porta IDE2 (secundíria). O cabo da unidade de disquete deve ser instalado em um conector da placa-mãe chamado ?FDD? ou ?Floppy?. Para instalar esse cabo, apenas preste atenção no fio vermelho, que o fio indicador de ?pino 1?, e que deverí ser instalado de modo que o fio vermelho coincida com a marcação de ?pino 1? existente no conector da placa-mãe. Essa marcação é geralmente o número ?1? ou ?2? impresso em um dos lados do conector (o lado oposto deve ser marcado como ?40? ou ?39?, ou ?33? ou ?34? no caso do conector da unidade de disquete).



Figura 19: Cabos do disco ràgido e das unidades ópticas e de disquete instalados corretamente.

O próximo passo é conectar a fonte de alimentação. A fonte de alimentação possui um conector de 20 pinos e sua placa-mãe pode ter um conector extra de 4 pinos chamado ATX12V, que deve também ser instalado (nem todas as placas-mãe possuem este conector extra). Você pode precisar levantar sua placa-mãe em um ângulo de 45º em relação à mesa em que você estí montando o micro, jí que geralmente os fios da fonte de alimentação não são compridos o suficiente para alcançar a placa-mãe enquanto ela estí fora do gabinete.




Figura 20: Instalando o conector da fonte de alimentação.



Figura 21: Instalando o conector ATX12V (apenas se a sua placa-mãe possuir esse conector).



Instalando a Placa-Mãe no Gabinete

O passo final é instalar a placa-mãe dentro do gabinete. Posicione a placa-mãe corretamente (ver Figura 22) e deslize-a na direção da parte traseira do gabinete (ver Figura 23). Feito isso, aparafuse a chapa metílica onde a placa-mãe estí instalada na parte de traseira do gabinete.



Figura 22: Instalando a placa-mãe no gabinete.





Figura 23: Instalando a placa-mãe no gabinete.


Agora aparafuse os conectores externos em seus devidos locais no gabinete.





Figura 24: Aparafusando os conectores externos.

Por último, organize os cabos no interior do gabinete. Veja na Figura 25 como o nosso micro ficou depois que instalamos a placa-mãe. Você pode ver que os cabos ficaram espalhados. Os fios e os cabos devem ser organizados de modo que eles não atrapalhem o fluxo de ar dentro do gabinete ou você poderí ter problemas de superaquecimento. Na Figura 26 você pode ver nosso micro após a organização dos cabos.




Figura 25: Nosso micro após a instalação da placa-mãe.



Figura 26: Nosso micro após a organização dos cabos.

Pronto, sua placa-mãe estí agora corretamente instalada e você não terí dores de cabeça. Instale os outros dispositivos que você queira em seu computador e ele estarí pronto para a instalação do sistema operacional.