Cursos de Informática Grátis www.megainforcursos.com

25 de junho de 2012

O que são extensões e como instalá-las em seu Joomla?


Na instalação padrão do Joomla encontramos diversos recursos, tais como: gestão de artigos, administração de usuários, ferramentas para gerenciamento de banners e etc. Para adicionar novas funcionalidades ao sistema, basta instalar novas extensões. Estas são divididas em 5 tipos:
  1. Componentes
  2. Módulos
  3. Plugins
  4. Templates (modelos)
  5. Idiomas
extensoes

Componentes

Os componente são as extensões mais importantes do Joomla. Funcionam como mini-aplicações e geralmente são exibidas na parte central das páginas. Dentre os componentes mais famosos e mais utilizados estão o Virtue Mart que adiciona as funcionalidades de e-commerce ao Joomla. Por sua maior importância e complexidade, os componente possuem seu próprio ítem de menu. Já os módulos, plugins, templates e idiomas podem ser encontrados sob o ítem de menu "Extensões"

Módulos

Os módulos são extensões menosres que os componentes e geralmente ocupam posições ao redor da área central. Podem ser vistos através de diferentes componentes. Área de login, campo de pesquisa, exibição de visitantes online, previsão do tempo, links para últimas notícias e etc, são exmplos de módulos Joomla.

Plugins

Conhecidos anteriormente como mambots, os plugins geralmente são scripts que rodam condicionados a um determinado evento. Dentre os mais famosos estão os editores de texto. Estes são exibidos sempre que se deseja editar ou criar uma nova matéria no site.

Templates

Os templates são responsáveis por cuidar de todos os aspectos visuais do site. Cores, tipografia, posições disponíveis para módulos e etc. Com um pouco de conhecimento em HTML e CSS os temas podem ser facilmente editados e customizados. Pode-se até mesmo designar um tema para páginas específicas.
A instalação padrão do Joomla vem com três temas para você escolher, são eles: beezJA_Purity e rhuk_milkyway. Novos temas podem facilmente ser adicionados. Hoje existem diversos "clubes" (Rockettheme, Yootheme, TemplatePlaza e etc.) que fornecem temas (templates) profissionais para Joomla.

Idioma

Talvez a funcionalidade relacionada ao idioma seja um dos grandes diferenciais do Joomla frente a outros CMS. Com a instalação de pacotes de idiomas é possível traduzir todo o sistema, tanto na área administrativa quanto no chamado frontend (área visível do site para os visitantes). Mais de um pacote de idioma pode ser instado no Joomla. Vale lembrar que estas traduções utlizam a codificação UTF-8. Clique aqui para ver os idiomas disponíveis.

Onde podemos encontrar e baixar extensões?

A principal fonte para se buscar novas extensões (sejam componentes, módulos, plugins etc) é o diretório de extensões do projeto Joomla. Ele se encontra no seguinte endereço: http://extensions.joomla.org.
Lá o visitante perceberá que todo o conteúdo está dividido em categorias para facilitar as buscas e que todo o diretório possui um sistema de votação para ranquear as melhores extensões. É importante ao fazer suas buscas estar atento à versão dos arquivos pois nem todas as extensões da versão 1.0 do Joomla funcionarão na versão 1.5. Para isso basta procurar por este símbolo: nativo 1.5
Algumas extensões da versão 1.0 trazem este ícone legado. Isto significa que se você habilitar no seu Joomla um plugin chamado Legacy Mode, esta extensão funcionará mesmo não sendo nativa para a versão atual. Porém o mais recomendável é que se evite este tipo de situação.
Veja abaixo o significado das nomenclaturas utilizadas no diretório de extensões:
componente - Componente
módulo - Módulo
plugin - Plugin
idioma - Idioma (languages)
ferramentas - Ferramentas
especial - Especial
Caso deseje você pode se cadastrar no site e salvar em sua página pessoal as extensões que mais utiliza. Também é possível votar naquelas que mais lhe agrada ou mesmo escrever revisões sobre o que achou ao utilizar. Estas revisões tem que ser escritas em inglês.
Vale um lembrete final: todas as extensões listadas no site são de código aberto, mas nem todas são necessariamente gratuitas. Muitas delas são comerciais e você terá que pagar para utilizá-las, portanto esteja atento ao tipo de distribuição.

Como instalar uma extensão?

A grande maioria das extensões é instalada pelo mesmo local: Extensões > Instalar/Desinstalar. Isto inclui os componentes, mesmo que estes possuam um ítem de menu próprio. Na tela de instalação você verá três opção para fazer a instalação, são elas:
  • Enviar pacote de arquivos - Você faz o upload do arquivo e o Joomla detecta automaticamente o tipo de extensão e o instala (opção mais utilizada).
  • Instalar a partir do diretório - Você indica o diretório onde se encontra o arquivo de instalação.
  • Instalar a partir de uma URL - Você indica a URL onde se encontra o arquivo que deseja instalar.
Veja a imagem abaixo:
instalador

Dica: A maioria dos arquivos de instalação de extensões são disponibilizados em pacotes compactados. Geralmente não é necessário descompactar os arquivos para instalar a menos que isso seja solicitado nas instruções fornecidas pelo desenvolvedor.
Nos próximo post explicaremos como e onde fazer a desinstalação de componentes, módulos, plugins, temas e idiomas do Joomla.

 
Design by Wordpress Theme | Bloggerized by Free Blogger Templates | coupon codes