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12 de fevereiro de 2013

12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog – Otimize suas Páginas


12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog – Otimize suas Páginas

por CELSO LEMES em 13/07/2012
na categoria DIVULGAR SITE GRÁTIS
Otimize suas páginas para conseguir melhotrs posições no Google - SEO
Este é o quinto artigo da série 12 Passos para Divulgar seu Site ou Blog.
Neste artigo vamos discutir sobre a importância de otimizar as páginas de seu site/blog (SEO). Repare que eu não vou abordar este assunto de uma forma profunda até mesmo porque nem caberia neste artigo. Minha ideia é oferecer a você dicas básicas do que é mais importante. O resto se baseia em mais e mais conteúdo de qualidade, pois é isso o que os visitantes irão atrás e não das otimizações feitas nas páginas.
Se você quiser se aprofundar um pouco mais nas técnicas de otimização de sites, recomendo que leia a minha apostila de otimização de sites para os Mecanismos de Busca.

Seja moderado

A primeira dica que eu passo é que você não seja paranoico otimizando as páginas de seu site a todo o tempo. Você poderá acabar criando um resultado contrário do desejado, sendo penalizado pelos buscadores por tentar ser um espertinho. Eu já acompanhei casos e ouvi relatos de blogueiros (meu irmão foi um deles) que saíram otimizando todas as páginas de seu blog a todo o momento, o que após alguns dias levou o blog a perder várias posições nos resultados das buscas.
Eu não sei ao certo o que aconteceu, mas acredito que essa alteração constante dos títulos e do conteúdo levou o Google a pensar que o blog em questão estava fazendo spam e que não merecia estar bem posicionado. É claro que o blog voltou ao que era antes após alguns meses, mas o susto foi grande.
Portanto, minha recomendação é que aprenda o básico sobre otimização e que vá implementando as técnicas em seus artigos enquanto escreve. É claro que você pode passar em um artigo já publicado e fazer uma otimização nele, mas evite a obsessão.
Lembrando que SEO sem conteúdo não funciona. Se o seu site não tiver conteúdo de qualidade, não tem SEO que dê jeito. Muitas vezes é muito melhor você perder uma hora do seu dia criando mais um artigo de qualidade do que passar este mesmo tempo otimizando suas páginas.
SEO - Otimize suas páginas

Preste atenção nos títulos das páginas

Depois da qualidade do conteúdo o título das páginas é um dos critérios que você deve prestar atenção. Ele deve conter palavras-chaves populares que as pessoas costumam utilizar na hora em que procuram pelo tipo de conteúdo que você oferece.
Repare que o título a que me refiro não é o título visível que normalmente aparece dentro do conteúdo da página, mas sim do título que aparece no topo dos navegadores de Internet. confira o título que aparece na página inicial do CriarSites.com
título do criar sites
Uma ótima ferramenta que você pode utilizar é o Google Insights para Pesquisas, que permite realizar comparações entre duas ou mais palavras ou grupo de palavras para descobrir quais são mais pesquisadas pelos internautas.

Escreva com qualidade

O Google e outros grandes buscadores se preocupam em oferecer um serviço de qualidade para seus usuários, ou seja, eles procuram oferecer apenas links de sites que realmente ofereçam conteúdo que sejam interessantes para as pessoas.
Isso quer dizer que sites que apresentem conteúdo de baixa qualidade, com informações incompletas, difícil de ler ou com erros de ortografia grotescos, podem não conseguir um bom posicionamento nos resultados das buscas, já que eles não mereceram ser destacados segundo política de qualidade dos buscadores.
Por isso é muito importante focar na qualidade de seus artigos, adicionando todas as informações pertinentes, sem enrolação e apresentar toda a informação de uma forma clara e concisa.

Crie links internos

O Google descobre novos conteúdos através de links presentes nas páginas dos sites e blogs e os utiliza como um critério que o ajuda a definir qual posição as páginas deve estar posicionadas nos resultadas das buscas.
Por isso é muito importante apontar links para suas próprias páginas, sempre utilizando palavras-chaves populares. Por exemplo, se eu fosse apontar um link para a página inicial do meu blog, ao invés de criar um link com as palavras “Clique aqui”, seria muito melhor se o mesmo link fosse criado em palavras como “Criar Sites” ou “Dicas para criar blogs“.
Repare que você também deve ser moderado quanto a isso. Imagine que cada link tem uma determinada força, mas que essa força é dividida entre todos os links presentes nas páginas. Portanto, quanto mais links a página tiver, menor é a força que cada link tem de ajudar as demais páginas. Lembre-se da primeira dica que eu citei neste artigo.

Consiga links Externos

O Google e outros buscadores utilizam os links que um site recebe como um medidor de popularidade. Quanto mais links externos, maiores são as chances de se conseguir boas posições nos resultados das buscas.
É claro que os links também são medidos por qualidade, ou seja, se um link parte de um blog novo, provavelmente o Google não reconhece nele como uma autoridade e não passará muita força para o site que o recebe.
Outra coisa que você deve entender é que links de sites com nichos semelhantes tendem a ser mais importantes, ou seja, um link que parta de um blog de humor não ajudaria muita coisa se o blog que o recebe trate sobre medicina. São dois nichos completamente diferentes.
Agora você deve estar pensando… Tá bom, mas como eu consigo links?
Bom a resposta é simples, mas conseguir isso que é difícil. Aqui no Criarsites.com eu recebo links de outros blogs todos os dias o que acredito que esteja relacionado a qualidade de meus artigos (sem nenhuma modéstia de minha parte). Ou seja, estas pessoas acham que o meu conteúdo é útil, por isso indicam para os seus visitantes.
Portanto, o “segredo que eu venho guardando a sete chaves” é que a melhor forma de conseguir links para o seu site é criando conteúdo que seja interessante para o público de uma forma geral.

Utilize o atributo nofollow com sabedoria

Como deu para perceber acima, o Google utiliza os links que um site recebe como mais um critério de otimização, o que nos leva ao pensamento de que podemos manipular os resultados das pesquisas, comprando links ou fazendo parcerias com outros sites.
Mas o Google também é esperto e criou um atributo chamado nofollow (não siga), que quando presente nos links indicam ao Google, Bing e Yahoo que o link não deve ser seguido e que o site que recebe o link não deve ter o seu posicionamento melhorado.
A ideia principal deste atributo é que ele seja utilizado em links em que o Webmaster ou blogueiro vá ganhar alguma coisa. Por exemplo, em links originados de parcerias armadas, venda de publicidade ou de programas de afiliados. Caso o Google encontre links deste tipo sem o atributo nofollow, ele pode penalizar a página ou mesmo o site inteiro.
É claro que o uso do atributo nofollow é opcional, mas se você deseja que o Google esteja sempre do seu lado, eu recomendo que o utilize.
Estas são as principais dicas para quem deseja conseguir boas posições nos buscadores, mas repare que ainda existem várias outras dicas que podem ajudar a melhorar ainda mais o posicionamento de seu site ou blog nos mecanismos de busca.


Leia mais: http://www.criarsites.com/otimize-suas-paginas-12-passos/#ixzz2KhZXBeu6

1 comentários:

Anônimo disse...

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